Seguidores

Vsitantes

Chat

Parceiro

Parceiro
O mais novo parceiro do blog: Mondaine Relógios...

Tradutor

Apoiamos

Selo para Blog Fundação do Câncer

Esmalte do Dia

Twitter

Twitter
@MissSwiftie13

Este é o blog Revista das Garotas, ele tem TUDO que você quiser saber sobre moda, beleza, famosos e muito mais. Aproveite que ele é pra você!

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Vaidosa Beleza nosso novo blog parceiro!!

Posts mais vistos

Relógio


GIRLSPT.COM - Cursores Animados
quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Manual de sobrevivência

Quando dezembro chega, a classe se divide em dois grupos: os que estão contando os dias para as férias e os que estão precisando de nota e morrendo de medo do período de provas. Independentemente da situação do seu boletim, a verdade é que este costuma ser um mês tenso para todo mundo. Mas não precisa ser assim. Antes de surtar com o número de páginas que precisa ler, respire e siga as nossas dicas. Você vai se sair superbem!
A primeira atitude que deve tomar é, claro, estudar. Mas não caia no desespero de tentar decorar toda a história do Brasil numa só tarde. Vale a velha (e valiosa) regra de rever um pouquinho todos os dias. E faça isso do jeito certo, já que aprender e memorizar são coisas diferentes. Quem ensina é a diretora e professora do ensino fundamental Lenilda Batista. "O conteúdo deve ser assimilado, evitando o 'decorar'. Elabore questões, faça exercícios de fixação e leitura em voz alta”. Ou seja,entenda o que você está lendo, o porquê daquilo e esteja preparada para responder a qualquer pergunta, não apenas às mais óbvias.
DÁ CERTO?
Se funcionar para você, dê uma forcinha para a memória e crie musiquinhas ou associe as regras mais difíceis a palavras fáceis de lembrar ou, melhor ainda, a uma parte da matéria que você já domina. Mas lembre-se de que essas estratégias são apenas auxílios, não seu objetivo principal. Para ter certeza de que está bem preparada, "socialize o conteúdo", tente ensiná-lo a um colega, aos seus pais ou irmãos. Conseguir explicar sem tropeços é um bom sinal. Se surgir alguma dúvida no caminho, consulte novamente seus livros e cadernos.
E aqueles cinco minutinhos antes da prova que você resolveu aproveitar para rever a matéria ajudam ou atrapalham? “Depende. Há alunos que estudam minutos antes e na hora da prova tiram de letra. Alguns tentam estudar da mesma forma e acabam reclamando de cansaço mental, comprometendo a realização da prova e os resultados deixam a desejar", diz Lenilda. Checar alguma coisinha que você esqueceu ainda vai, mas sejamos sinceras: isso é hora de revisar a matéria?
"Não é a melhor hora para estudar e isto pode deixá-la nervosa", aconselha a vice-diretora e professora do ensino fundamental Vera Lucia Barboza.
Passar a noite acordada até tarde estudando e ficar com sono durante o dia é mau negócio.
COMO UMA ATLETA
Além da atenção aos livros e na classe, outros elementos vão ajudar de montão no seu desempenho nas provas. Dormir é um deles! Passar a noite acordada até tarde estudando e ficar com sono durante o dia é mau negócio. Organize seus horários para conseguir ficar esperta na hora dos exames. Quer uma aliada? A alimentação. Antes da prova, tome um copão de suco de melancia batido com gengibre. "A melancia hidrata e dá sensação de leveza, enquanto o gengibre 'esquenta', assim como a canela e outras especiarias, desperta e dá mais disposição", explica a nutricionista Renata Tsuzuki. Como serão dias de muita atividade mental, é bom comer bastante proteína, encontrada nas carnes; brócoli, espinafre, tomate e nozes, que são bons para memória, e frutas cítricas (aquelas azedinhas) como laranja, acerola e kiwi, que são ricas em antioxidantes, que servem para proteger as células do envelhecimento precoce. No dia anterior ao da prova, evite alimentos pesados. Uma salada caprichada ou vitamina dão conta do recado. Mas fique ligada! Se você não tem o hábito de comer nada disso, não espere efeitos milagrosos da noite para o dia. “Tem de haver uma mudança de hábitos e a estudante deve incluir esses alimentos no cardápio diário”, alerta Renata.
RETA FINAL
É normal que, à medida que o dia da prova se aproxima, a insegurança aumente. Nem por isso você deve pensar em colar. Está na hora de acreditar em você, valorizar todo seu esforço e não cometer uma série de erros. "É um problema enganar a si própria, aos professores e à sua família de que é muito boa em determinado conteúdo. Assim, você não se prepara para a vida, para os concursos e vestibulares. Afinal, você não poderá colar a vida toda! E se for pega, vai ficar mal perante a turma”, diz a professora Vera Lucia.
ANTES DA PROVA:
Revise o conteúdo em grupos sempre que possível.
Siga as explicações do professor. 
Esclareça todas as dúvidas sobre o assunto estudado. 
Acompanhe as correções dos exercícios em sala de aula. 
Mantenha seu material e cadernos em ordem.
DURANTE A PROVA:
Domine o medo, respire profundamente e relaxe os músculos. 
Examine toda a prova antes de começar a resolvê-la. 
Leia com atenção e grife o enunciado das questões. 
Procure fazer a prova com capricho e limpeza. 
Releia suas respostas, questão por questão.

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...